A Câmara da Póvoa firmou um protocolo com a Associação de Nadadores Salvadores “Os Golfinhos”. Tem em vista a época balnear, que arranca a 12 de junho, e pretende assegurar a segurança nas praias, incluindo aquelas mais a norte e sem vigilância.
Segundo explicou o presidente da autarquia na última reunião de executivo, “fica assegurada a disponibilização de meios complementares de salvamento, com recurso a veículos sea master, moto 4×4 e mota de água. Será também implementado o projeto de salvamento diferenciado constituído por uma equipa com nadador salvador e enfermeiro”, explicou Aires Pereira, acrescentando que mantém-se o projeto Aqua Vida, que prevê a vigilância das praias urbanas aos fins de semana e feriados fora da época balnear.
O autarca espera que a temporada de banhos corra bem e em segurança, uma vez que esta é uma altura “muito importante para a Póvoa em termos de comércio, turismo e emprego”.
Isto tudo sem esquecer as regras sanitárias da covid, “por forma a evitar eventuais surtos”. Aires destacou os números reduzidos de contágio desde o desconfinamento, e elogiou o comportamento dos poveiros, que têm reagido com seriedade aos apelos.
Questionado sobre um possível aumento de casos provocado pela vinda de pessoas de concelhos limítrofes, Aires respondeu: “Os movimentos pendulares ainda não são grandes nesta fase. De qualquer forma, nos municípios vizinhos mais diretos as infeções são baixas e não nos convocam qualquer preocupação acrescida para já”.