Probabilidade de morrer por covid desceu “drasticamente” e internamentos muito inferiores

0
639

Na reunião do Infarmed, esta sexta-feira, foi explicado que atualmente a probabilidade de morrer por covid “desceu drasticamente”. Chegou chegou a ser de 1 em cada 5 pessoas infetadas e passou para “1 em cada 20 pessoas infetadas”, segundo Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

A infeção tornou-se “endémica”, pelo menos socialmente, acrescentou. “A infeção circula muito menos, a carga de infeção é muito mais baixa, mas temos de estar atentos à natureza cíclica destes fenómenos”, acrescentou.

De resto, o especialista disse que, no espaço de um ano, o medo de estar infetado e a ansiedade sobre a pandemia baixaram significativamente, o que revela que a população portuguesa está a aprender a viver com a doença.

Ao dia e hoje, o grupo etário mais infetado é o dos adultos jovens, nomeadamente dos 20 aos 29 anos (embora também no dos 30 aos 40). O grupo dos maiores de 80 anos mantém a tendência decrescente. No global, os internamentos são muito inferiores.

Ministra pede “prudência”

Marta Temido, ministra da Saúde, concordou que a pandemia se “modificou” e que Portugal se encontra numa fase de “transição”. A vacinação decorre de forma “muito favorável” e é verdade que a letalidade é agora “muito baixa”, mas ainda é necessário “manter a prudência” para evitar recuo.