Aires Pereira lançou ao final da tarde de sábado a recandidatura a um terceiro mandato à presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pelo PSD. Num discurso de balanço de mandato, o recandidato fez um apelo aos seus apoiantes e estrutura “que façamos uma campanha com humildade do dever cumprido, sermos respeitado por todos, ouvir a todos e só assim venceremos com dignidade”. Na sessão, que decorreu na sala de congressos de uma unidade hoteleira da Póvoa de Varzim, compareceram cerca de 250 apoiantes.
O recandidato, que volta a assumir o slogan de campanha ‘todos somos poveiros’, anunciou que na campanha “não serão feitos outdoors. Vivemos um momento difícil em que as pessoas estão preocupadas com outras coisas, da sua vida do seu futuro e às vezes é um bocadinho intrusivo fazermos campanhas muito folclóricas e tem que haver humildade na passagem da mensagem”.
“Eu diria que esta campanha é muito mais de ouvir do que falar e quero incutir isto as todas as pessoas que fazem parte deste processo”, e acrescentou: “As coisas não estão resolvidas e nunca estiveram e é preciso neste primeiro dia termos este compromisso de grande humildade na campanha que vamos fazer”.
Candidato em Laúndos é a única alteração nas freguesias
Félix Marques é o candidato a presidente da Junta de Freguesia de Laúndos, dado que o atual líder, António Pontes não pode se recandidatar ao cargo devido à limitação de mandatos. Sobre esta alteração, Aires Pereira, disse que “o Félix é uma pessoa que conhecemos bem, é um excelente elemento, e já colaborava com a junta de freguesia”.
Aos jornalistas e questionado sobre se a atual equipa de vereadores se irá manter-se igual na lista de candidatos à Câmara, Aires Pereira adiantou que “sobre isso vamos falar mais à frente. Uma coisa de cada vez, e a seu tempo direi alguma coisa sobre o assunto”.
Sobre a expetativa do resultado eleitoral, Aires Pereira afirmou que “quando falei em humildade, é aceitar o veredito dos poveiros, e o meu objetivo é ter mais um voto do que a oposição e é para isso que vamos lutar”.
Elogios aos atuais vereadores do PS e espera continuar a “trabalhar com todos”
Aires Pereira referiu que sendo reeleito vai trabalhar no sentido de “unir toda a vereação, como fez neste mandato”. No seu discurso deixou rasgados elogios a Miguel Fernandes e José Milhazes, eleitos vereadores pelo PS em 2017, “pela colaboração com o executivo e pela Póvoa de Varzim”.
O recandidato espera voltar a ser a maior força política nas eleições autárquicas, dentro de 4 meses. “Ainda sabemos muito pouco de quem são os protagonistas dos outros partidos, mas é preciso ser eleito, e cabe-me a mim fazer essa ponte. Se as pessoas querem aceitar isso é um problema delas, mas a minha vontade é trabalhar com todos como já fiz no passado”.
Na sessão de lançamento da candidatura de Aires Pereira, intervieram Afonso Oliveira, presidente da concelhia do PSD/Póvoa de Varzim, Rui Faria, presidente da Comissão de Honra, Macedo Vieira, mandatário, Vitalie Certan, atleta de Karate, mandatário da juventude, e Afonso Pinhão Ferreira, recandidato pelo PSD à presidência da Assembleia Municipal. A capacidade de trabalho de Aires Pereira e dos seus vereadores, uma equipa coesa entre todos os autarcas do PSD e a continuação da Póvoa Nova que vem desde 1993, foram temas que uniram os discursos dos oradores.
Candidatos a presidentes de junta
Ricardo Silva (Póvoa de Barzim, Beiriz e Argivai), Carlos Maçães (Aver-o-Mar, Amorim e Terroso), Fernando Rosa (Aguçadoura e Navais), José Armandino (Estela), Paulo João (Rates), José Araújo (Balasar) e Félix Marques (Laúndos)
Fotos José Alberto Nogueira.