CDU de Vila do Conde quer reverter degradação da Reserva Ornitológica de Mindelo

0
554

Uma delegação da CDU composta pelos candidatos à Câmara Municipal de Vila do Conde, Hugo Amorim, e à Assembleia Municipal, Victor Lopes, deslocou-se na quinta-feira à Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM). Foram convidadas as associações ambientais para marcarem presença nesta ação, nomeadamente elementos da FAPAS do núcleo de Mindelo.

Foram abordadas várias questões relacionadas com esta área protegida, a saber: as intervenções realizadas por parte do executivo municipal, no âmbito do projeto Naturconde, nesta área protegida; o Regulamento da Paisagem Protegida e os seus órgãos de gestão (ainda não nomeados); o Plano da Orla Costeira e em particular a vulnerabilidade da costa vila-condense, identificando que é necessária a implementação de medidas ao nível da adaptação e mitigação face às alterações climáticas.

A CDU considera que aquilo que constitui uma vasta zona onde convivem a paisagem humanizada, áreas húmidas, matas, campos agrícolas, dunas, zonas florestais albergando mais de centena e meia de espécies de aves, cerca de dezena e meia de anfíbios e várias espécies de répteis, “tem vindo a sofrer um processo de degradação que é fundamental estancar e fazer reverter não obstante terem sido dados alguns passos positivos, após vários anos de abandono, como o recém aprovado regulamento da Paisagem Protegida”, explica a concelhia em comunicado.

Este regulamento, apesar de algumas “falhas que não foram sanadas” na fase posterior à discussão pública, apesar dos inúmeros contributos, é o documento que servirá de base ao funcionamento deste espaço. Nele estão previstos o Conselho Diretivo e o Conselho Consultivo para os quais ainda não foram empossados os membros.

A criação destes organismos, e “assim exista vontade política” do executivo municipal, para além da conservação da natureza e da prossecução de objetivos de educação ambiental, permitiria, entre outros objetivos, encetar de forma consistente “ações de limpeza e de remoção de lixeiras, ações de recuperação de dunas e da vegetação natural, ações de despoluição e de limpeza de ribeiras, lagunas e zonas húmidas do sapal da Azurara, a criação de centros de recuperação e tratamento de aves, a par da instalação de um núcleo museológico dedicado à ornitologia e à prática da arte dos “roleiros” de Mindelo”.

A CDU tem, ao longo dos anos, “desenvolvido trabalho”, seja no plano municipal, seja no plano nacional, “na defesa desta área protegida”, de denuncia perante as intervenções que colocam em causa a fauna e a flora deste espaço e em particular com a tentativa de transformar esta Reserva num Parque de Lazer.

O compromisso da CDU é a de “continuar a pugnar pela preservação” deste espaço único enquanto Paisagem Protegida e Reserva Ornitológica.