Portagens da A28 com reduções de 50% a partir de julho

0
2936

O governo aprovou ontem a redução de 50% nas portagens das antigas SCUT, incluindo a A28, tão utilizada por poveiros e vila-condenses.

A medida entra em vigor a 1 de julho e aplica-se às antigas autoestradas sem custos para o utilizador localizadas no interior do país. Apenas tem impacto se os veículos tiverem um dispositivo eletrónico do tipo Via Verde.

Assim, vai passar a haver redução de 50% do valor das taxas de portagens em cada passagem nos lanços e sublanços das antigas Estradas Sem Custo para o Utilizador (SCUT). Entre elas, estão, lá está, a A28 – Norte Litoral e as Concessões do Grande Porto (A41, A42) e da Costa da Prata, entre outras.

A medida, proposta pelo PSD, foi aprovada pelo Parlamento no âmbito da Lei do Orçamento do Estado para 2021, prevendo descontos na cobrança de taxas de portagem em 50% para todos os veículos de combustão e em 75% para os veículos elétricos e não poluentes, a partir de 1 de julho. O Governo estimou um impacto de 160 milhões de euros anuais devido a esta redução nas portagens.