Ecopista entre Póvoa de Varzim e Famalicão aberta oficialmente (fotos)

0
1975

Os 27 quilómetros do antigo canal ferroviário que separam as duas cidades e transformados numa pista para a circulação de ciclistas e peões, foram oficialmente inaugurados na manhã deste sábado. O local escolhido foi a fronteira entre os dois concelhos, entre as freguesias de Balasar e Gondifelos.

Aires Pereira e Paulo Cunha, presidentes das Câmaras da Póvoa de Varzim e Famalicão, respetivamente, descerraram a placa que assinala a conclusão da obra, que teve um custo de 4,3 milhões de euros com comparticipação de uma grande parte por fundos estruturais do Programa Operacional Norte 2020, gerido pela CCDRN.

Para o autarca poveiro, a via pode proporcionar uma visita a outros locais dos dois concelhos até no ponto de vista turístico e gastronómico e aproveitou o momento para alertar os utilizadores da via para respeitarem a mesma, como a natureza envolvente. Aires Pereira lembrou que a ecopista não está aberta a veículos motorizados, “situação que quando havia o comboio também não era possível utilizar a linha”.

Por sua vez, Paulo Cunha destacou que as sinergias criadas entre os dois municípios foram “fáceis, não deu trabalho e da Câmara da Póvoa de Varzim sempre houve total disponibilidade”.

O edil famalicense disse também que “aumentou a qualidade da via e pô-la ao serviço das pessoas o mais depressa possível é muito importante para a população e a boa utilização de um canal que outrora foi muito relevante para este território”.

Ainda durante a manhã, Aires Pereira descerrou uma outra placa de inauguração da via, na zona que cruz a via B, na Póvoa de Varzim.

Este sábado, a nova via foi utilizada por largas dezenas de ciclistas, entre os quais atletas do CDC Navais e Lobos BTT do Averomar FC. A ecopista tem iluminação pública e está asfaltada e pintada para distinguir os caminhos para bicicletas e peões.