A presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, promoveu na segunda-feira uma reunião com os presidentes das juntas e uniões de freguesias, com a diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Póvoa de Varzim/Vila do Conde, e com um responsável da Autoridade Regional de Saúde (ARS) do Norte.
O objetivo, segundo a autarquia, foi apresentar o Serviço de Acesso Mediado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que visa a criação nas sedes das Juntas ou Uniões de Freguesia de um Balcão SNS 24. “A proposta passa pela adesão a um protocolo entre a ARS, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e as Juntas e Uniões de Freguesias de forma a facilitar o acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos, através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência”, é explicado.
Entre os vários serviços, nota para a marcação de consultas, a realização de teleconsultas, consultar exames e guias de tratamento, renovar medicação, entre outros.
“O Serviço de Acesso Mediado é uma mais valia quando o cidadão não tem as condições necessárias para efetuar os pedidos que necessita e, por isso, permite fazer-se representar por um profissional do balcão numa perspetiva de ‘fazemos por si’. Nesta modalidade, os serviços são realizados pelo funcionário do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da RSE | Área Administrativa”, conclui a nota.