O movimento cívico global “Green City Makers” tem mais um município aderente: Vila do Conde. Em comunicado, a Câmara Municipal explica que o objetivo do projeto é “ajudar as famílias e as cidades a tornarem-se agentes ativos no combate às alterações climáticas”.
Neste sentido, Vila do Conde desafia “os cidadãos a praticarem pequenos gestos que podem marcar a diferença” na crise climática.
Para este verão, o movimento “Green City Makers”, nascido em Lisboa, criou uma campanha de rega de árvores, de maneira a “prevenir que as árvores de passeio sem rega sintam stress hídrico” na época quente.
A autarquia já assinalou as 10 árvores escolhidas para “Tree Buddies” (árvores amigas) dos vila-condenses com placards, onde é possível consultar o nome de cada árvore e informação sobre o projeto. As placas contêm ainda um QR code “para facilitar todo o processo”, para que a informação esteja disponível também no smartphone de cada um.
Apesar da seleção de uma dezena de árvores, a população é encorajada a regar também as que não estão envolvidas diretamente no projeto, visto que “pode escolher qualquer árvore de passeio e torná-la a sua Tree Buddy”. A Câmara incentiva a que escolha “uma árvore que não tenha irrigação pela qual passe diariamente e comprometa-se a regá-la regularmente”.
“Qualquer um de nós pode ter um papel ativo ao regar aquela árvore de passeio mais perto da nossa casa, trabalho, supermercado, etc. Ao dar um pouco de água à árvore de passeio, o cidadão está a tornar-se um Green City Maker”, diz a autarquia vila-condense.
Foto da CMVC