A vaga de calor que tem atingido na última semana países como a Grécia e a Turquia não se está a dirigir para Portugal, adiantou ontem o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em declarações ao jornal Público.
As temperaturas muito altas que se têm sentido nos países referidos “não têm hipótese de vir para a Península Ibérica”, diz a meteorologista Patrícia Gomes. Do Norte de África, também não se espera nenhuma onda de calor que se encaminhe para Portugal.
Para as próximas semanas, as temperaturas esperadas pelo IPMA são as habituais para a altura do ano, e nalgumas regiões, como o Alentejo, os termómetros poderão chegar aos 40º, como já é recorrente.
Patrícia Gomes avança que as zonas do Interior, Norte e Sul vão registar temperaturas acima dos 30º, já a partir da próxima quinta e sexta-feira.
Em declarações à TSF, a meteorologista Sandra Cruz confirma que as temperaturas podem “pontualmente chegar aos 40º” no Alentejo. Diz ainda que o interior, a Beira Alta, a Beira Baixa, o Nordeste Transmontano e a zona do vale do Douro vão ter uma subida gradual das temperaturas máximas a partir de domingo, dia 8.
Esta previsão de calor “é perfeitamente típica para a época do ano e para o nosso território”, afirma Sandra Cruz, e Patrícia Gomes concorda: “Para já, segundo informações ao nível probatório do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, não são esperadas temperaturas extremas em Portugal Continental”.
Foto de José Alberto Nogueira