Nova fase do desconfinamento avança já na segunda-feira

0
784

Já a partir da próxima segunda-feira, 23 de agosto, inicia a segunda fase do desconfinamento. A antecipação da etapa foi anunciada esta sexta-feira pela ministra de Estado e da Presidência depois da reunião do Conselho de Ministros.

Tal acontece, segundo Mariana Vieira da Silva, dado que Portugal já atingiu a meta de 70% da população completamente vacinada e porque tem uma taxa de vacinação acima da média da União Europeia.

Por isso, a partir de segunda-feira, há medidas que mudam. Nos restaurantes, cafés e pastelarias, já é possível a permanência de grupos de 8 pessoas no interior e de 15 pessoas nas esplanadas.

Os casamentos, batizados e espetáculos culturais passam a ter lotação de 75%, e os transportes públicos, incluindo táxis, deixam de ter limite de lotação.

A segunda fase do desconfinamento também prevê a retoma do funcionamento normal nos serviços públicos, sem necessidade de marcação prévia, mas tal só vai acontecer a partir de 1 de setembro.

O teletrabalho deve ser a opção “sempre que possível”, disse a ministra.

Sobre o uso de máscara na via pública, Mariana Vieira da Silva reiterou que a decisão “deve ser tomada na Assembleia da República”. Disse ainda que vão continuar a existir situações em que a máscara deve ser utilizada, mesmo ao ar livre.

Depois da antecipação desta segunda fase, também a terceira fase do desconfinamento poderá acontecer mais cedo que o previsto.

“É natural que se chegamos primeiro à fase em que atingimos os 70% também possamos chegar mais rápido à fase em que atingimos 85%, ainda que saibamos que quanto mais pessoas estão vacinadas mais difícil é continuar a acelerar, mas sim a expectativa é que possamos acelerar”, afirmou.

Foto António Cotrim/LUSA