Amanhã, 25 de agosto, os produtores de leite vão realizar uma manifestação ao longo da Estrada Nacional 14, de Famalicão a Vila do Conde, reivindicando um pagamento mais justo pelo leite.
Espera-se que cerca de 500 produtores de leite participem na manifestação, entre eles produtores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que se poderão manifestar a pé ou nos seus próprios tratores.
A manifestação terá início entre as 11h00 e as 13h30, começando na Avenida das Indústrias (Ribeirão – Famalicão), através da N14 até à rotunda Continente/ Mc Donalds / Pingo Doce, na Trofa. Um verdadeiro desfile de tratores vai passar e cercar as grandes superfícies de mercado, protestando contra os precariedade dos pagamentos aos produtores.
Além de pagamentos mais justos, os produtores apelam à cessação das campanhas promocionais do leite, que provocam um chamariz de consumidores nos supermercados, mas que prejudicam os produtores ao nível da remuneração.
Assim, a manifestação servirá para alertar tanto a Distribuição, como a sociedade em geral, para as dificuldades dos produtores de leite; denunciar os preços insustentáveis destruidores do setor leiteiro e apelar à criação de condições para rápida subida do preço, capaz de cobrir os custos de produção.
Nos últimos oito meses, sensivelmente, assistiu-se ao significativo aumento do custo de produção do leite – quer pelo aumento do valor da matéria prima, como pelo aumento dos custos da luz, gasóleo, água – e não há retorno financeiro efetivo.
Ainda, relembram que a produção de leite tem um peso muito significativo na economia das regiões da póvoa e Vila do Conde e que a atividade tem um igual Impacto a nível ecossistemico, tanto a nível paisagístico como ao nível da limpeza e manutenção dos espaços.
Os produtores comprometem-se a realizar este protesto de forma ordeira, segundo o cumprimento da lei e das regras da Direção Geral da Saúde.