Portugal conquistou na noite de sábado, em Paredes, o título europeu de hóquei em patins, na categoria sub19, ao derrotar a Espanha por 4-1. Martim Leite, natural da Póvoa de Varzim, foi um dos jogadores que representou a seleção lusa.
Com este título, Portugal somou o 20.º título europeu no escalão, aproximando-se da Espanha, que detinha o título e conta com 25 na totalidade. A Itália já conquistou o campeonato em oito ocasiões.
Martim Leite aprendeu a patinar no Clube Desportivo da Póvoa, onde esteve até aos 7 anos. Depois disso, foi para Lisboa onde passou por várias equipas desde o CD Paço de Arcos, onde praticou a modalidade como atleta federado durante cinco épocas desportivas, que terminou como campeão nacional de sub13.
Depois, o poveiro fez três épocas no Sporting CP, onde arrecadou os títulos de campeão da Eurockey Sub15 e Campeão Nacional Sub17.
Em 2019/20, de volta ao Norte, integrou o AD de Valongo e sagrou-se vice-campeão nacional de sub17 e, na época seguinte, foi campeão regional de Sub19. Devido à pandemia da doença da covid-19, não houve disputa do campeonato nacional neste escalão.