Realizou-se na terça-feira, 21 de setembro, a última reunião de Câmara do atual executivo municipal. Aires Pereira, presidente, aproveitou a ocasião para apresentar uma declaração de congratulação “à postura de todos os vereadores”, especialmente ao “espírito de cooperação” dos vereadores do Partido Socialista, Miguel Fernandes e José Milhazes.
“Tive muito prazer em trabalhar com todos os Srs. Vereadores, cujo trabalho foi fundamental para enfrentarmos, com sucesso, os desafios que se nos colocaram”, começou por dizer o autarca, referindo-se à honra dos “compromissos eleitorais”, mas também às “contingências da pandemia que, nos surpreendeu, condicionando a atividade da autarquia e a vida, individual e social, da nossa comunidade”.
Quanto aos vereadores do PS, salientou “a postura de permanente abertura e cooperação” durante o mandato 2017-2021. Segundo Aires Pereira, os socialistas “cumpriram o estatuto de oposição política”, ao cooperarem com o executivo PSD, mas “nunca abdicando da identidade e da diferença do programa político que haviam submetido ao eleitorado”.
“Foi uma excelente demonstração, infelizmente rara na história da nossa vida democrática, de que a presença da oposição no órgão executivo municipal pode ser útil não só para a melhoria do processo de tomada de decisão, mas igualmente para a transparência do mesmo, melhorando assim a qualidade democrática da administração”, afirmou.
Na anterior reunião, os vereadores do PS fizeram também um balanço do mandato, referindo que “nunca nos sentimos ‘oposição’ no sentido do termo, mas sim parte integrante de um projeto que tentamos servir o melhor possível, sempre respeitando a escolha eleitoral dos poveiros”.