As conserveiras portuguesas José Gourmet, Ramirez, Cofaco, Cofisa, Briosa, A Poveira, Conserveira do Sul, Pinhais, Conservas Portugal Norte e Comur juntaram-se para criar uma lata de sardinha em formato de lingote.
Com o objetivo de valorizar este produto no estrangeiro, o projeto está orçamentado em 20 milhões de euros e, conta receber fundos da chamada “bazuca” europeia através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
“É um projeto que envolve todo o setor e a ideia passa por juntar as dez conserveiras portuguesas que trabalham a sardinha, de forma a envolver todas as conserveiras de Portugal. É um projeto que visa valorizar o cluster das conservas portuguesas e estamos com muitas expectativas”, referiu Paulo Moreira, administrador da Comur, ao ECO.
Caso o projeto seja aprovado, a lata terá a forma de lingote porque, afinal, “a sardinha é o ouro português”.
“Se este produto tiver o sucesso que esperamos, tudo o que seja conserva portuguesa vai beneficiar desta imagem e de toda a comunicação que vai ser feita”, destaca o administrador da Comur.
Apenas direcionada ao mercado externo, cada unidade irá custar cerca de 20 euros.