Administração do Centro Hospitalar da Póvoa garante todos os cuidados apesar das dificuldades pontuais

0
784

A administração do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde explicou em comunicado emitido na tarde deste sábado, que garante “todos os cuidados e acautela todos os riscos”, apesar do fecho da urgência cirúrgica no período noturno deste sábado para domingo, entre as 20h e as 08h de amanhã. O mesmo já sucedeu na noite anterior.

Os responsáveis pela gestão da unidade de saúde afirmam que “mercê da agilização de esforços com o CODU e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos/Hospital Pedro Hispano (hospital referência), para onde, este fim-de-semana, são encaminhados, no horário noturno, os doentes que necessitem de cuidados ao nível de urgência cirúrgica”.

Esta é a resposta da administração, liderada por Gaspar Pais, face ao alerta e preocupação que o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) emitiu sobre a falta de médicos para a urgência cirúrgica durante este fim de semana, como também para outros períodos do mês.

Para a administração, “esta dificuldade pontual de preenchimento da escala noturna será ultrapassada (com o empenho e os esforços de todas as estruturas, serviços e profissionais do CHPVVC), de modo a garantir o pleno funcionamento de todas as escalas ao longo do mês de dezembro, período tradicionalmente difícil (em matéria de preenchimento de escalas), mercê da época festiva e das circunstâncias sanitárias vigentes”.

Sobre outros próximos períodos sem médicos na urgência cirúrgica na unidade de saúde, a administração do Centro Hospitalar esclarece “que a elaboração destas mesmas escalas consubstancia um processo dinâmico e que, salvo imponderáveis de última hora, ou de força maior, ficarão totalmente preenchidas as escalas relativas ao mês de dezembro, com recurso ao trabalho, quer de profissionais do Centro Hospitalar, quer de médicos tarefeiros”.