Há 50 anos, no dia 18 de dezembro de 1971, o padre Manuel de Sá Ribeiro era ordenado. O pároco de S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, e S. Miguel de Arcos, em Vila do Conde, foi homenageado pelas duas comunidades numa missa em Rates, na manhã deste domingo.
Na cerimónia, o reverendo recebeu a bênção apostólica do Papa Francisco, patente num quadro que lhe foi oferecido. Foi-lhe dada também uma réplica da lancha poveira, “símbolo de resiliência, persistência e luta da população da Póvoa de Varzim”, por parte do presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.
“Sou testemunha do trabalho e espírito integrador do senhor padre Manuel”, referiu o edil.
Reiterando este sentimento, José Abel Carriço, que dirige o Coro Interparoquial de Rates e Arcos que animou a celebração, agradeceu a ajuda do pároco e “tudo o que nos tem proporcionado”. Assim, ofereceu-lhe um livro que contém todos os cânticos incluídos na celebração, para recordação futura.
D. Jorge Ortiga, arcebispo emérito, esteve também presente na celebração, elogiando o trabalho do Pe. Manuel de Sá Ribeiro nas duas paróquias, porque representam “o modelo de Igreja novo que o Santo Padre quer”, incentivando as comunidades a “caminhar juntas, porque somos todos irmãos”.
No final da celebração, foi descerrada uma placa evocativa à data na Casa Paroquial, em Rates, e, mais tarde, também na Casa da Catequese, em Arcos.
Nas duas paróquias, está já à venda uma biografia do homenageado padre Manuel de Sá Ribeiro, com o custo de 10€. As verbas reverterão para as obras paroquiais.
Reportagem completa na edição de 21 de dezembro do MAIS/Semanário