Produtores de leite apelam à valorização do setor em 2022

0
1021

O ano de 2021 está a terminar, ano este que foi “muito difícil para os produtores de leite portugueses”. A APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal, lançou nesta quinta-feira um comunicado em que congratula o aumento anunciado do preço ao produtor, mas também avisa que o valor continua muito abaixo do preço médio comunitário.

“A APROLEP regista como positivo o aumento do preço ao produtor em cerca de 3 cêntimos a partir de janeiro de 2022”, começa a nota de imprensa, registando que “vários compradores já anunciaram esse aumento e esperamos que aqueles que ainda não o comunicaram o possam fazer rapidamente em valor idêntico ou superior”.

No entanto, “é nossa obrigação alertar que vamos entrar em 2022 ainda muito abaixo do preço médio comunitário e com aumentos já anunciados nos fatores de produção, que só em janeiro poderemos quantificar”. Segundo a Associação, é necessário que “as várias indústrias e cadeias de distribuição continuem a evoluir na valorização do leite e produtos lácteos e façam chegar esse valor ao produtor”.

O aumento, afirma, “será um sinal de esperança para nós, para as nossas famílias e para todos os que connosco trabalham, direta e indiretamente: funcionários, fornecedores e prestadores de serviços”.

“Neste momento queremos agradecer a todos os que estiveram com os produtores de leite nas várias lutas e deram um contributo positivo para que a nossa situação comece a melhorar”, termina o comunicado, com votos de boas festas.