Poveiro tem uma das maiores coleções de carros a pedais de Portugal (fotos)

0
3910

Tiago Ferreira é conhecido na Póvoa de Varzim e Vila do Conde pelo gosto pela pastelaria, sendo o proprietário do Bolos do Folheta. No entanto, há um outro lado do pasteleiro que muitos não conhecem: é um dos maiores colecionador de carros a pedais do país.

O colecionismo e o gosto por antiguidades já vem de família, diz, mais propriamente do avô. As primeiras coleções de Tiago Ferreira foram de moedas. Depois, há cerca de cinco anos, quando abriu a primeira loja do Bolos do Folheta, na Póvoa de Varzim, recebeu um carro a pedais, um presente do padrinho. E foi aí que a coleção começou.

Meia década depois, a coleção multiplicou-se: “neste momento, tenho cerca de 50 carros a pedais”, adianta, “desde carros, vespas, aviões, triciclos”.

Com este número, Tiago Ferreira é mesmo um dos maiores colecionadores de carros a pedais do país. Questionado acerca da sua perspetiva quanto a este ‘título’, lembra que “no nosso país, não há muito a cultura do colecionismo”. É mais uma prática estrangeira – “lá fora, vê-se muitos jovens a fazerem coleção seja do que for, e muitos interessados por ‘automobilia’”, o que não é tão recorrente em Portugal.

Entrevista completa na edição de 21 de dezembro do MAIS/Semanário