Câmara da Póvoa apoia Natal dos bombeiros mas PS quer acrescentar mais ajudas

0
866

O executivo Câmara Municipal, composto por 7 sete elementos do PSD e 2 do PS, aprovou por unanimidade um apoio aos voluntários da corporação dos Bombeiros da Póvoa de Varzim, “como já é costume”, disse o edil, que corresponde a um montante igual àquele que os soldados da paz angariaram na altura do Natal. No passado mês de dezembro, os donativos atingiram os 24 mil euros, o que significa 48 mil euros entre população e Câmara.

No entanto, na próxima reunião do executivo, a 25 de janeiro, deverá ser acrescentado este ponto na ordem de trabalhos, proposto pelo Partido Socialista: a discussão da proposta para um Regulamento de concessão de regalias para Bombeiros em regime de voluntariado.

De acordo com João Trocado, “a cooperação não funciona sem voluntariado, mas tem havido cada vez menos incentivo e menos pessoas disponíveis para abraçar esta função tao importante que nos protege e socorre a todos”. Por isso, é necessário criar condições de apoio para os bombeiros.

É neste contexto que surge a proposta, apresentada aos jornalistas pela vereadora socialista Ilda Cadilhe, antiga comandante da corporação, que prevê benefícios possíveis para os bombeiros, que “serão sempre insuficientes para compensar este tipo de voluntariado”.

As recomendações do PS incluem, por exemplo, a redução em metade da fatura da água, saneamento e resíduos sólidos, a isenção de pagamento no estacionamento à superfície, parques municipais, do IMI, e do pagamento da taxa de licença de construção, ampliação ou modificação de casa de habitação própria e permanente, e o acesso gratuito à Varzim Lazer.

Sobre a iniciativa socialista, Aires Pereira, presidente da Câmara, disse que “na próxima reunião o assunto será avaliado e a importância que envolve a proposta apresentada”.