Se pretender votar antecipadamente nas eleições legislativas, já pode fazer a sua inscrição de modo a exercer o seu direito cívico no próximo domingo, 23 de janeiro. As inscrições abriram este domingo, dia 16, e prolongam-se até à próxima quinta-feira, dia 20.
Para se inscrever, pode tratar do processo online, de forma fácil e rápida no site www.votoantecipado.mai.gov.pt ou pedir por via postal, em carta enviada à Secretária-geral do Ministério da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa.
O voto antecipado foi alargado a todos os eleitores recenseados e haverá mesas de voto em todos os concelhos do país.
Se estiver inscrito para voto antecipado e não puder ir, o que sucede?
Caso o eleitor se inscreva para votar antecipadamente em mobilidade e não consiga fazê-lo no dia 23 de janeiro, pode votar no dia da eleição, dia 30 de janeiro, na mesa de voto onde se encontra recenseado.
Como é o processo de inscrição online?
Depois de passado o primeiro “menu”, fica claro que o voto antecipado é aberto a todos os eleitores recenseados. Na inscrição online, deve mencionar a data de nascimento e número de identificação civil. Depois de validar um código de verificação (que garante que é um ser humano que está no computador), é remetido para um menu onde pode escolher o município e a mesa de voto onde quer exercer o direito de voto, em qualquer ponto do país. É pedido um email e um contacto telefónico, para o qual será enviado um código de confirmação. Após a inscrição pode imprimir o comprovativo ou solicitar o envio da mesma por SMS ou email, ficando assim com um comprovativo digital da inscrição.
Que documento deve ser apresentado no dia do voto antecipado?
O cartão do cidadão ou documento que comprove a identificação e o comprovativo da inscrição para o voto antecipado, em formato papel ou digital, a SMS ou o email que são enviados quando fica concluída a inscrição.