Equipa de Mondioring vilacondense quer “levar à escala mundial a Nossa Terra”

0
1524

“Com a concretização de um projeto pessoal do treinador canino João Cunha”, nasceu em 2017, em Fornelo, Vila do Conde, a equipa de Mondioring – Top Gun Dog Sports Team. Apesar de recente, a equipa já conseguiu chegar a pódios mundiais, impressionando até os competidores pela “perfeição técnica” dos cães. No futuro, a equipa pretende levar o nome do concelho ainda mais longe.

Tudo começou com a abertura da Escola de Treino e Resolução de Problemas Comportamentais de João Cunha, em Vila do Conde. “O passo seguinte foi rodear-se de outros apaixonados desta modalidade e de desportos caninos, para o projeto arrancar verdadeiramente”, explica Pedro Sousa, porta-voz da equipa.

Cinco anos depois, no clube Top Gun Dog Sports Team estão envolvidas cerca de 12 pessoas – “alguns nem sequer praticam, mas gostam de estar connosco e auxiliar no treino e nas provas que organizamos” – e oito ‘atletas caninos’ de Mondioring, que estão a ser preparados para as competições. “Esperamos que seis estejam prontos para competir ao mais alto nível” já neste ano, ou seja, “em condições de representar Portugal no Campeonato do Mundo de 2022”.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).