O Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, foi hoje anunciado. O Caminho liga as cidades do Porto e Valença, atravessando os municípios de Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.
A portaria que certifica o caminho é assinada pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.
Esta certificação deve-se ao “elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo”, à “autenticidade e integridade do itinerário, densidade do património edificado e beleza paisagística da envolvente”.
Um comunicado divulgado pelas duas secretárias de Estado explica que o pedido de certificação teve “concordância dos municípios atravessados e apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação”.
O Caminho da Costa é o terceiro a ser certificado, depois do Caminho Interior e do Caminho Central. A certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território português arrancou em 2019. O objetivo é “salvaguardar, valorizar e promover” as rotas.