Câmara lança ‘Póvoa Marca’ com pedido de reconhecimento da cebola, tomate e couve penca (fotos)

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A cebola, a couve penca e o tomate coração de boi são os três primeiros produtos que a Câmara da Póvoa formalizou com o pedido de reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida (IPG).

Este processo tem como finalidade “a valorização do produto hortícola, como também para evitar situações de utilizações indevidas ou sem referência de origem da Póvoa”, sublinharam em uníssono Aires Pereira, presidente da Câmara, e Manuel António, presidente da Horpozim.

A cerimónia de entrega dos Cadernos de Especificação e pedido de Proteçao Comunitária como IGP dos hortícolas e integrantes da ‘Póvoa Marca’ decorreu ao final da tarde de quinta-feira, no salão nobre da Câmara da Póvoa, perante dezenas de produtores e comerciantes da fileira hortícola do concelho poveiro.

Aires Pereira, presidente da Câmara, entregou o documento que deu início ao processo de certificação, a Carla Alves, diretora regional de Agricultura, no sentido que o processo avance e que até ao final deste ano a certificação dos três produtos seja oficial.

Durante a sessão, o edil explicou também que a ‘Póvoa Marca’ não terá só produtos agrícolas, “sendo que esta marca será abrangente a outros produtos, nomeadamente à Camisola Poveira, que já está em processo de certificação”. O autarca adiantou que no futuro, “as conservas também devem entrar neste processo de valorização dos produtos poveiros”.

A ‘Póvoa Marca’ tem no seu logotipo o Cego do Maio e as siglas poveiras, elementos que caracterizam a coragem e a valorização da cultura do concelho.

Noticia completa na edição impressa de 9 de fevereiro. Fotos de José Alberto Nogueira.