Aberto concurso de 52 mil euros para reabilitação do cais do porto de pesca da Póvoa

0
839

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A., anunciou na manhã desta sexta-feira o lançamento de um concurso para a reabilitação do sistema de defensas do cais de descarga e de atracação no porto de pesca da Póvoa de Varzim. O procedimento concursal representa um investimento de 52.500 euros e visa a instalação de 30 novas defensas.

Em comunicado, a entidade do setor empresarial do Estado tutelada pela Ministério do Mar explica que, “devido à sua antiguidade [das defensas], às condições agressivas em que estão inseridas e ao embate constante dos navios que aportam no porto de pesca, a intervenção pretende repor as devidas condições de segurança para as manobras de acostagem e estacionamento das embarcações”.

A Docapesca revela também que as intervenções nos Estaleiros Navais de Azurara estão concluídas. Na empreitada, foi reabilitada a infraestrutura de alagem de embarcações, bem como a casa das máquinas. O investimento global representa cerca de 395 mil euros.

“A primeira reabilitação incidiu sobre o plano inclinado, atuando na zona não permanentemente submersa da infraestrutura e pretendeu repor as melhores condições nos elementos de betão armado que suportam o sistema de alagem das embarcações”, lê-se no comunicado.