Seca está a afetar ecossistemas da Paisagem Protegida de Vila do Conde

0
1019

A associação ambientalista Pé Ante Pé (APAP) está “muito preocupada” com os efeitos da seca na Paisagem Protegida de Vila do Conde, que engloba a Reserva Ornitológica de Mindelo. Em declarações à agência Lusa, o biólogo Pedro Andrade diz que, “nestas condições de seca, há muita preocupação com populações de anfíbios que já estão a ser infetadas”.

Segundo o membro da APAP, em dezembro e janeiro, ainda eram visíveis muitas populações de larvas de salamandra e outros anfíbios nos charcos, mas há algumas semanas “os mesmos charcos estavam secos e as espécies que lá habitavam terão sido dizimadas”.

Vinca ainda que, “no local em Portugal que, provavelmente, terá o maior impacto para a conservação deste grupo de espécies, estar nestas condições é muito preocupante. Os anfíbios são predadores e presas na cadeia alimentar, e tudo isto tem um efeito dominó em todo o ecossistema”, frisa Pedro Andrade.

O também investigador alerta ainda que “esta situação de seca pode proporcionar algumas diferenças no nível de salinidade e dos nutrientes que estão a ser absorvidos pelo sistema em si. Havendo um menor fluxo de água vindo do rio Ave, pode ter impacto em toda a dinâmica do ecossistema”.

A APAP foi fundada em 2105, no âmbito da conservação da natureza e educação ambiental.