O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou seis distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo na quinta-feira. O alerta, válido nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa entre as 18h de amanhã e as 21h de sexta-feira, surge devido à previsão de agitação marítima forte.
O IPMA informa que as ondas de noroeste podem chegar aos 4 ou 5 metros.
Na sexta-feira, o alerta amarelo estende-se a todo o litoral continental. Em Setúbal, Beja e Faro, o aviso vigora entre a meia-noite de sexta-feira e a meia-noite de sábado.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha, entre as 6h de amanhã e as 18h de sexta-feira, na costa Oeste do Continente, está previsto “um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima”.
“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de oito metros, com um período médio a variar entre os 14 e os 16 segundos. São esperados ventos com uma intensidade média de até 55km/h e rajadas até 75km/h, provenientes do quadrante Norte”, adianta o comunicado.