Gripe das aves detetada em exploração caseira de Gião

0
1091
Foto: Ina Fassbender/Reuters

Foi detetado na quinta-feira um foco de infeção pelo vírus da gripe aviária numa exploração caseira na freguesia de Gião, Vila do Conde. Segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), esta nova confirmação eleva o número de focos de infeção em Portugal para 18.

De acordo com a legislação em vigor, a DGAV irá promover uma “inspeção ao local onde foi detetada a doença e a eliminação dos animais afetados”, lê-se no comunicado de imprensa da entidade. As explorações com aves nas zonas de proteção num raio de 3km em redor do foco e de vigilância num raio de 10km em redor do foco serão inspecionadas e notificadas.

Na mesma nota, a DGAV “apela a todos os detentores de aves que cumpram com rigor as medidas de biossegurança e das boas práticas de produção avícola”, reforçando os procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e materiais e o controlo dos acessos aos estabelecimentos.

No caso de suspeita de infeção pelo vírus da gripe das aves, a DGAV deve ser notificada “de forma imediata”.

O primeiro caso de infeção foi confirmado no final de novembro do ano passado, em Palmela, Setúbal. De momento, Portugal tem confirmados 18 focos de infeção por gripe das aves, nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Faro e Porto.