António Balazeiro e Idalino Leão disputam presidência da Agros

0
2080

As eleições para os órgãos sociais da Agros – União de Cooperativas de Produtores de Leite estão marcadas para segunda-feira, 21 de março. Vão a votos duas listas: a A, liderada por António Balazeiro, e a I, encabeçada por Idalino Leão. No ato eleitoral, 129 delegados das 44 cooperativas associadas decidem o novo Conselho de Administração, Assembleia Geral e Conselho Fiscal.

António Balazeiro, atual presidente do Conselho Fiscal da Agros, é presidente da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde. Considera que “a gestão da Agros necessita de ser mudada para reduzir despesas exageradas que todos sabem que existem”, e quer “que a Agros seja de facto das Cooperativas que a constituem, estando ao serviço dos produtores e pagando o leite ao melhor preço possível”.

Na equipa de Balazeiro, António Carreira, da Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim candidata-se a presidente da Assembleia Geral, e José Manuel, da Cooperativa de Esposende, a presidente do Conselho Fiscal.

Já Idalino Leão é candidato ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Agros. O também presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite quer “continuar a acreditar” numa “nova esperança para a produção”.

A lista de Idalino Leão apresenta Henrique Trindade, representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como candidato a presidente da Assembleia Geral, e Fernando Ramos, da Cooperativa de Vila do Conde, a presidente do Conselho Fiscal.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, exclusivo a assinnates que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).