Vila do Conde cria programa de acolhimento e integração de refugiados ucranianos

0
1186

A Câmara Municipal de Vila do Conde divulgou, nesta segunda-feira, a criação de um grupo de trabalho para “dar uma resposta integrada no acolhimento e integração da comunidade ucraniana deslocada”, devido à guerra da Ucrânia. Este Gabinete de Acolhimento e Integração à comunidade ucraniana deslocada em Vila do Conde está aberto a partir de hoje, nos Paços do Concelho.

O horário de funcionamento compreende os períodos entre as 9h e as 12h30 e entre as 14h e as 17h. Segundo a Câmara, o Gabinete “dará resposta a questões relacionadas com o pedido de proteção temporária, saúde, emprego, educação, formação em português, entre outras”.

Também nesta segunda-feira abre portas um Ponto de Recolha de Bens Essenciais para a comunidade ucraniana deslocada em Vila do Conde, nas lojas 16 e 17 do Mercado Municipal. Os bens pedidos incluem alimentos não perecíveis, vestuário, calçado, produtos de higiene e têxtil lar.

Este ponto de recolha está aberto às segundas-feiras, das 9h30 às 12h30, às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h30 às 12h30.

Em paralelo, o Município está a criar uma bolsa de alojamento temporário e gratuito. “Qualquer pessoa que possua um imóvel em boas condições de utilização e demonstre interesse em responder a esta necessidade, pode manifestar a sua disponibilidade através do emailsos.ucrania@cm-viladoconde.pt”, informa.

Para ‘Integrar pela Cultura’, é divulgado ainda um programa de atividades socioculturais destinadas a crianças e famílias deslocadas ucranianas, em parceria com a Associação Cultural ‘Vantagem Erudita’. As atividades vão ser dinamizadas numa sala do Centro de Atividades do parque João Paulo II.