Procissões voltam à cidade da Póvoa de Varzim no domingo com o Senhor dos Passos

0
3612
Foto: Arquivo

A tradicional Procissão do Senhor dos Passos, a primeira procissão na cidade da Póvoa de Varzim desde o início da pandemia, vai voltar no domingo, 3 de abril. O sermão do encontro está encarregue do Reverendo Padre Paulo Jorge Martins Correia.

A procissão sai da Igreja da Misericórdia pelas 16h, presidida pelo Padre Nuno Rocha. Vai passar pelo Largo da Misericórdia, Largo das Dores, Rua Prof. Leopoldino Loureiro, Rua Fernando Barbosa, Rua do Visconde, parando no Largo Eça de Queiroz.

Aí, realiza-se o sermão do encontro e, no final, a procissão segue pela Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque e termina novamente na Igreja da Misericórdia.

A Procissão do Senhor dos Passos esteve dois anos sem sair, devido à pandemia da covid-19. Está a cargo da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, juntamente com a Câmara Municipal e a Confraria do Santíssimo Sacramento.

Uma semana depois da Procissão dos Passos, inicia a Semana Santa na Póvoa de Varzim, com o Domingo de Ramos no dia 10 de abril. Nesse dia, a procissão sai pelas 10h da Basílica do Coração de Jesus em direção ao largo da Igreja da Misericórdia, onde pelas 10h30 serão benzidos os ramos. Meia hora depois, celebra-se a Eucaristia na Igreja Matriz.

Na Quinta-Feira Santa, celebra-se a Ceia do Senhor, a missa vespertina com a cerimónia do Lava-Pés e a Procissão Eucarística, e há a tradicional ‘visita às igrejas’ noturna.

No dia seguinte, Sexta-Feira Santa, pelas 15h, é assinalada a Paixão de Cristo. À noite, a procissão do Enterro do Senhor sai da Igreja da Matriz pelas 22h, depois do ‘Canto da Verónica e do Sermão do Enterro’.

No sábado de Aleluia, celebra-se às 21h30 a Vigília Pascal com as liturgias da Luz, da Palavra, Batismal e Eucarística.

A Semana Santa culmina no Domingo de Páscoa, com a Eucaristia Solene às 9h30 na Igreja Matriz. A Procissão da Ressurreição sai pelas 10h45 e a Visita Pascal começa às 14h30. Depois do Cortejo Festivo, celebra-se novamente a Eucaristia na Igreja Matriz, pelas 19h30.