Póvoa de Varzim já recebeu 123 pedidos de proteção temporária de refugiados ucranianos

0
1574

O Gabinete de Atendimento ao Imigrante da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já recebeu 123 pedidos de apoio temporário de cidadãos ucranianos, fugidos da guerra. O número foi avançado na reunião do executivo desta terça-feira.

“Há 123 pessoas a quem estamos a prestar apoio”, disse o presidente da Câmara Aires Pereira, adiantando que “os meninos já estão nas escolas, temos duas turmas de português já a funcionar”.

Segundo João Trocado, vereador socialista, estes cidadãos, maioritariamente mulheres e crianças, “são pessoas que já vêm com uma ligação ou ao concelho da Póvoa de Varzim ou ao concelho de Vila do Conde”, quer seja por laços familiares ou por conhecerem alguém residente na região.

“Algumas pessoas têm qualificações superiores, e é mais fácil encontrar resposta a nível de emprego”, continuou Trocado, ao informar que “a Câmara Municipal vai admitir uma veterinária ucraniana”.

Para contribuir para a integração dos refugiados que chegam à Póvoa de Varzim, Aires Pereira realçou também a disponibilização, por parte de associações locais, de “horas para que os meninos e jovens pudessem entrar, quer na área desportiva quer na área cultural”. O autarca frisou ainda que “algumas pessoas manifestaram disponibilidade de cedência de espaços, quer de apartamentos quer de alojamentos locais”, e que os 123 cidadãos estão “instalados nos mais diversos espaços”.

“Temos de mostrar que somos um Município amigo dos refugiados e que estamos de portas e braços abertos para os acolher”, defendeu João Trocado, reiterando o apelo feito por Aires Pereira na última reunião de Câmara: “as pessoas que tenham segunda habitação ou a sua própria habitação e querem disponibilizar um quarto, um apartamento, para uma família de refugiados, que entrem em contacto com a Câmara Municipal”.