Novo projeto da Varazim Teatro quer dar voz a jovens artistas

0
791

O URGE Glookall Fest – Festival de Teatro Inédito é o novo projeto da Varazim Teatro, que vai dar oportunidade de formação a jovens artistas, bem como 18 bolsas de criação dramatúrgica e criação teatral em residência. As criações finais serão apresentadas nos dias 18 e 19 de junho, na Póvoa de Varzim.

O Festival “partirá de uma leitura e reflexão contemporânea sobre a cidade da Póvoa de Varzim”, explica a Varazim, para “dar origem a seis espetáculos de Teatro Inédito em espaço público na Póvoa de Varzim”.

O projeto está repartido em etapas, sendo que a primeira, ‘Surgente’, consiste na ‘Open Call’ de jovens dramaturgos para Laboratório de Criação Dramatúrgica, realizado nos dias 9 e 10 de abril, no qual serão produzidos textos teatrais curtos.

Até 17 de abril, serão anunciados os seis dramaturgos selecionados, que vão participar numa bolsa de criação e residência artística para a produção dos textos dramáticos, de 22 a 29 de abril.

Em paralelo, a etapa ‘Confluente’ decorre de 11 a 20 de abril, com a ‘Open Call’ para jovens atores-criadores.

Nos dias 7 e 8 de maio, os jovens participam num Laboratório de Criação Teatral, no qual serão trabalhados textos teatrais. Vão ser selecionados até 12 atores-criadores para formarem seis equipas artísticas – o objetivo é trabalhar em duplas em residência na Póvoa de Varzim, de 16 a 22 de maio, para criar seis espetáculos, a apresentar em junho no Festival URGE.

A candidatura para a Bolsa de Criação Dramatúrgica pode ser feita aqui, e para a Bolsa de Criação Teatral aqui.