Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Esperio: Twitter disparou 27% enquanto gigantes técnicos ganham ritmo

O índice Nasdaq Composite, pesado em tecnologia dos EUA, subiu 1,9% no primeiro dia da semana, liderado pelo fabricante de veículos elétricos Tesla (+5,61%), Facebook (+4,02%), serviço global de comércio eletrónico Amazon (+2,93%), chip designer Nvidia (+2,43%) e fabricante de iPhones Apple (+2,37%). Uma parte sólida da comunidade do mercado internacional ainda vê as empresas de mega capitalização como negócios, que são os menos dependentes do custo do dinheiro emprestado à luz das perspectivas atualmente sombrias para a política monetária dos reguladores americanos e europeus com os seus ainda extremamente negativos ” taxas de juros efetivas se comparadas à inflação comedora de renda.

As ações do Twitter inesperadamente entraram em foco, subindo mais de 27% num pregão, após as mensagens de que Elon Musk divulgou da sua participação de 9,2% no Twitter Inc, no valor de quase 3,6 biliões de dólares. Isso transformou-o no maior acionista desta plataforma de microblog, pois as ações caíram mais de 38% nos 12 meses anteriores. O Twitter estava a cair não apenas devido à sua receita ter sido severamente atingida pelas mudanças na política de privacidade da Apple – o que diminui as vendas de muitos aplicativos de terceiros na App Store – mas também por causa da má vontade de alguns clientes, que questionavam o compromisso do Twitter de Fala. Recentemente, Elon Musk fez uma pesquisa no Twitter perguntando aos usuários se eles acreditavam que a plataforma adere a esse princípio, e mais de 70% votaram “não”.

Elon Musk, que é um dos principais influenciadores do Twitter com mais de 80 milhões de seguidores, muitas vezes criticava a sua gestão, inclusive o algoritmo de filtro da empresa para opiniões divergentes. Em dezembro, Musk até divulgou um meme marcando o CEO do Twitter, Parag Agrawal, como o ditador soviético Joseph Stalin, enquanto retratava um cofundador resignado Jack Dorsey como o chefe da polícia secreta de Stalin, Nikolai Yezhov. Musk twittou recentemente que estava a pensar seriamente em construir uma nova plataforma de mídia social e, em seguida, iniciou uma pesquisa a perguntar aos usuários se eles querem um botão para editar posts, que logo foi seguido por Parag Agrawal, que motivou os usuários a “votar com cuidado”. 75% de 1,2 milhão de usuários apoiaram a opção dentro de três horas após o início da pesquisa. Noutra pesquisa, há cerca de uma semana, Musk perguntou se o algoritmo do Twitter deveria ser de código aberto, e mais de 82% dos usuários concordaram, enquanto Jack Dorsey comentou que “a escolha de qual algoritmo usar (ou não) deve ser aberta a todos”.

Dorsey detém uma participação de apenas cerca de 2% no Twitter depois de ter deixado o cargo de CEO e presidente do conselho em novembro do ano passado. O segundo maior acionista do Twitter depois de Musk é a Vanguard, com uma participação de 8,79%. Não se pode descartar que Musk queira definir a política do Twitter de forma mais ativa e aumentar a sua participação. A participação no Twitter tem mais probabilidade de resultar em resultados positivos para os acionistas do que negativos, comentou Ryan Jacob, CEO da Jacob Asset Management.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

 

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário