Centenas de pessoas assistem ao regresso da Queima do Judas em Vila do Conde

0
1000

O Medo foi o tema central de mais uma Queima do Judas em Vila do Conde, que contou com a homenagem ao poeta carpinteiro Joaquim Moreira da Silva. O evento, organizado pela Nuvem Voadora – Associação Cultural, regressou às ruas da cidade no passado sábado, depois de dois anos em que a pandemia obrigou ao confinamento dos festejos.

A Queima do Judas teve início na Praça Dr. António José de Almeida, em frente à igreja da Misericórdia. Em seguida, as celebrações dirigiram-se para a Praça Luís de Camões, em frente ao Tribunal, onde pela meia-noite teve lugar a leitura do Testamento e a Queima do Judas, com centenas de testemunhas.

Estiveram envolvidas na iniciativa cerca de uma dezena de coletividades, perfazendo um total de 150 participantes. Segundo a Câmara Municipal, esta colaboração promoveu “o intercambio entre várias associações recreativas, companhias de teatro e de circo, música e dança, contando também com o contributo de voluntários e profissionais das mais variadas áreas, na sua grande maioria do concelho de Vila do Conde”.

A Queima do Judas assenta nas antigas tradições de Vila do Conde, sendo um projeto comunitário multidisciplinar de criação artística com base na investigação, na formação e na experimentação.

Fotos CMVC