Projeto vai levar a Camisola Poveira à Escola Flávio Gonçalves

0
1135

A diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Luísa Gomes, e o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, assinaram na terça-feira o protocolo para o novo projeto ‘A Camisola vai à Escola’, que arranca no 3º período deste ano letivo, iniciado nesta semana. A iniciativa pretende “promover a Camisola Poveira, bem como a arte de tricotar e bordar”, junto dos alunos da Flávio Gonçalves.

Luísa Gomes explica que “procuramos incutir nos nossos alunos um gosto pela vertente artística e cultural, estabelecendo uma ligação com o passado e com a identidade poveira”.

Os estudantes vão aprender a história por detrás da peça e fazer a Camisola Poveira, não no seu tamanho original, mas sim em miniatura, com alguns centímetros de altura. Stella Vale, formadora da Camisola Poveira e assistente operacional na Escola Flávio Gonçalves, será também a formadora deste novo projeto.

“No futuro, a iniciativa visa envolver toda a comunidade em geral, nomeadamente pais e encarregados de educação”, adiantou a diretora do Agrupamento, deixando um “apelo a toda a comunidade escolar: partam à descoberta da cultura poveira, inscrevam-se neste projeto inovador e desafiante”.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).