O lanutense Mário Elson Fonseca conclui este sábado os 60 quilómetros da MIUT (Madeira Island Ultra Trail), como o melhor português da prova nesta distância, ao realizar o percurso entre os melhores trilhos da ilha em 6 horas 10 minutos e 54 segundos. Nesta distância participaram 480 atletas.
Mário Fonseca gastou pouco mais de 7 minutos que o vencedor, o francês Noel Giordano (06h03m19s). À sua frente ficaram, ainda, o alemão Adrian Nisk (06h04m14s) e o norte-americano Stephen Kersh USA (06h04m46s). O resultado do atleta da Póvoa de Varzim mereceu destaque na RTP Madeira.
A partida da prova MIUT 60 foi às 08h00 deste sábado, no centro da Boaventura, em direção ao Lombo do Urzal. Com característica de elevado grau de dificuldade, o percurso contou com uma subida pela vereda do Urzal até à Boca das Torrinhas, onde o percurso penetra no Maciço Montanhoso Central da ilha da madeira, com passagem pelos míticos picos Ruivo e Areeiro.
A partir daqui o percurso é maioritariamente a descer, com passagens pelo Chão da Lagoa, Portela, Porto da Cruz Larano, Boca do Risco, descendo depois em direção à Levada do Caniçal. A fase final, foi percorrida na sua maioria ao longo da referida Levada e terá como pano de fundo o vale de Machico, com a meta junto ao Fórum Machico.
Prova é uma das melhores do mundo
O MIUT é um dos melhores ultra trail do mundo, e este ano contou com a presença de 3.200 atletas divididos pelas distâncias de 115, 85, 60, 42 e 16 quilómetros.
Na prova de 115 quilómetros foi vencedor o norte-americano Jim Walmsey com o tempo de 12h58m27s, que passa a ser recorde do evento internacional, que anteriormente pertencia ao francês D’Haene com 13h05m44s. A prova, que começou às zero horas deste sábado, no Porto Moniz, decorreu até ao Machico
A edição de 2022 do Madeira Island Ultra Trail (MIUT) teve 3.212 atletas inscritos, de 60 nacionalidades, num ano recorde a nível de inscrições, disse Sérgio Lopes, presidente do Clube Montanha do Funchal.