O Dia da Europa celebrou-se no dia 9 de maio. Enquanto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, a Escola Básica e Secundária Campo Aberto, em Beiriz, Póvoa de Varzim, promoveu um dia de atividades com o lema ‘Derrubar muros – Erguer pontes’, mote partilhado por todas as Escolas Embaixadoras europeias (EPAS).
O diretor do Agrupamento de Escolas Campo Aberto explica que o dia iniciou com a “plantação de uma árvore simbolizando a paz. A união das árvores de todas as Escolas EPAS constituirá, figurativamente, o ‘Bosque Sassoli’, que se pretende constitua um Farol de Valores para a Europa e o Resto do Mundo”.
As atividades seguiram com uma simulação do Parlamento Europeu, onde foram proferidos discursos por alunos, ou deputados, em várias línguas: português, francês, inglês, alemão, espanhol, italiano e ucraniano.
“Todos os alunos puderam acompanhar os discursos pelos seus telemóveis, numa turma classroom criada para o efeito, através da tradução simultânea realizada por professores. De referir que foi particularmente sentida a mensagem proferida em ucraniano por uma aluna da escola”, continua o diretor João Grancho.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).
[…] Dia da Europa na imprensa – Jornal Mais Semanário (link1 e […]
Comments are closed.