PCP quer que Orçamento do Estado inclua verba para concluir obras no Centro Hospitalar

0
845

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português apresentou uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado que prevê a conclusão das obras de requalificação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, bem como o início da construção de novas instalações para o Centro.

Em comunicado publicado na sexta-feira, a Organização Regional do Porto do PCP defende que “o investimento no Serviço Nacional de Saúde é fundamental para assegurar o funcionamento dos serviços públicos e as condições para a prestação de cuidados de saúde com qualidade”.

Nesse sentido, considera “necessário investir na beneficiação e remodelação das instalações existentes para assegurar a sua qualidade e funcionalidade, mas também a construção de novas instalações que garantam um funcionamento condigno dos serviços hospitalares”.

Na mesma nota, o PCP recorda que, em 2021, foi inscrita no Orçamento do Estado de 2021 “uma verba de 7 milhões de euros para conclusão integral das obras de requalificação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde que não foram concretizadas pelo governo PS”, frisa.

Assim, propõe agora a inclusão no OE 2022 de uma verba de 4 milhões, para a “conclusão integral das obras de requalificação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde”, bem como a inscrição de 3,5 milhões de euros para o “início do processo de construção de novas instalações para o centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde”.

O PCP enumera ainda verbas relativas às obras de ampliação e melhoramento no Centro Hospitalar Gaia/Espinho, para concluir pagamentos relativos à Ala Pediátrica do Hospital de São João, e para novos investimentos no processo de continuação da remodelação do Hospital de São João.