Escola dos Serviços recolhe 23kg de lixo na costa da Póvoa de Varzim

0
1533

Cerca de meia centena de militares da Escola dos Serviços participaram na manhã desta sexta-feira numa ação de limpeza de praia, promovida com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Segundo a organização da iniciativa, foram recolhidos 23kg de lixo.

O percurso abrangeu as praias da marginal da Póvoa de Varzim e teve como objetivo “alertar para a problemática do lixo marinho”. Serviu também para assinalar a “importância do oceano para a produção de oxigénio e captação de dióxido de carbono”, disse ao MAIS/Semanário fonte da organização.

“O lixo que pomos na rua vai dar diretamente ao mar, principalmente no nosso caso por ser uma cidade costeira”, continuou, acrescentando que a maioria dos resíduos consistiram em beatas de cigarro, cotonetes e embalagens de plástico. Por isso, “a única forma de combater o lixo marítimo é a correta gestão dos resíduos”, afirmou.

Para além da ação promovida com a Escola dos Serviços, estão planeadas outras iniciativas para os próximos dias. Já amanhã, sábado, serão feitas ações de limpeza noutras praias, promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Rates, na Praia de Santo André, e pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, esta última na Praia dos Avós, em frente à Casa dos Pescadores.