Prémio Póvoa Inova Academy vai dar estágios a jovens designers

0
1230

Foi apresentada na tarde desta quarta-feira a 1ª edição do Prémio Póvoa Inova Academy, no Centro Póvoa Empresas. O concurso, promovido pela Câmara da Póvoa de Varzim em parceria com a ESMAD e a Ecosteel, vai premiar as melhores propostas para um novo puxador.

O conceito foi explicado por José Maria Ferreira, da Ecosteel: o puxador é destinado a janelas OPEN/Pivotante, e deve ter em conta “um design minimalista, funcionalidade e possibilidade de inserção de novos materiais sustentáveis”. O diretor aconselha “olhar para além do puxador”, que deve servir como “uma primeira abordagem”.

Os prémios para as melhores ideias incluem três estágios profissionais remunerados de 9 meses na Ecosteel, bem como o montante de mil euros para o primeiro lugar.

As ideias devem ser submetidas, individual ou coletivamente, até 31 de julho, explicou a Câmara Municipal. Durante o mês de agosto, os trabalhos vão ser avaliados por um júri composto por elementos da Ecosteel, ESMAD e do Município, e a 9 de setembro serão revelados os vencedores. Entre 31 de agosto e 9 de setembro, os trabalhos vão ser expostos no Centro Póvoa Empresas e Centro Coordenador de Transportes.

De acordo com Aires Pereira, presidente da Câmara, este “é o primeiro prémio, temos já em carteira outras empresas que se estão a disponibilizar para fazer parcerias connosco nesta área”. Na sua intervenção, destacou a iniciativa ao dizer que “uma terra é tanto mais rica quanto mais ricas forem as suas empresas”, e ao sublinhar a necessidade de “fixar talento na Póvoa de Varzim”.

Olívia Marques, presidente da ESMAD, afirmou que oportunidades como o prémio ajudam a “conduzir os alunos a ter um percurso mais consolidado na sua saída” dos estudos.