A Divisão de Investigação Criminal da PSP do Comando Metropolitano do Porto, com apoio da Divisão de Segurança Aeroportuária, concluiu na quinta-feira uma operação policial que culminou na detenção de seis indivíduos. Em comunicado, a PSP explica que está em causa o crime de furto de bagagem e carga.
Foram identificados e constituídos arguidos seis homens, entre os 42 e os 59 anos de idade. Os furtos deram-se “no interior de instalações do aeroporto Francisco Sá Carneiro”, lê-se na nota de imprensa.
De acordo com a investigação, os suspeitos, “funcionários de empresas que prestam serviços de apoio no âmbito das bagagens e das cargas, em conjugação de esforços, procediam ao furto de objetos de bagagens dos passageiros assim como da carga proveniente da importação ou para a exportação”. Depois de abrirem ou arrombarem a bagagem, “furtavam artigos como roupa, calçado, equipamentos eletrónicos, ourivesaria, relojoaria, quantias monetárias, entre outros”.
No decorrer da operação, foram realizadas dez buscas domiciliárias e 18 não domiciliárias, nas áreas da Maia, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Gondomar. A PSP conseguiu recuperar alguns dos bens furtados, nomeadamente equipamentos eletrónicos, relógios, artigos de vestuário e mochilas. Foram ainda apreendidos 3.150 euros, moeda estrangeira e documentação diversa.