O boletim semanal da Direção-Geral da Saúde refere que, entre 24 e 30 de maio, houve 175.766 infeções, menos 11.750 do que na semana anterior. As mortes por covid foram 22º, numa média de 31 por dia, que em relação à semana anterior diminuiu em 12 óbitos.
A região Norte foi aquela que teve maior número de mortes (83) e um total de 59.685 infeções.
Mais casos entre os 40 aos 49 e diminuiu nas crianças A faixa etária entre os 40 e os 49 anos, foi a que teve o maior número de casos nos últimos sete dias (30.194), seguida da de pessoas entre os 50 e os 59 anos (27.584). Por sua vez, as crianças até aos 9 anos foram o grupo com menos infeções (8.871), de acordo com o relatório da DGS divulgado esta sexta-feira.
Graça Freitas refere risco das festas populares
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse esta sexta-feira estar preocupada com o aumento de casos de covid-19 devido com as aglomerações de pessoas nos arraiais que vão decorrer este mês no país.
“As festas dos Santos Populares são um período de risco e estou, de facto, preocupada. Vamos ter mais oportunidades de que a transmissão se faça. O apelo é para cada um agir em conformidade com este risco”, disse a responsável à TSF.
Graça Freitas não defende o regresso da máscara obrigatória, mas aconselha cada pessoa a fazer a sua avaliação e adotar as medidas que considere adequadas. “Neste momento, há uma carga tão grande de vírus em circulação que é nossa obrigação, como comunidade, como serviços, como médicos, como Ministério da Saúde, fazer aquilo que estiver na nossa mão de medidas de proteção”.