Preço da água desce até 35% para 33 mil consumidores domésticos em Vila do Conde

0
1854

Cerca de 33 mil consumidores domésticos do concelho de Vila do Conde vão ter um abaixamento no preço da água até 35%, nos quais estão incluídos o consumidor típico que utiliza a água até 10 metros cúbicos. Para os restantes, o preço desce até ao máximo de 25%. A garantia foi transmitida por Vitor Costa, presidente da Câmara, em conferência de imprensa, que espera agora que o acordo mereça a aprovação do executivo e da Assembleia Municipal, para entrada em vigor.

Como exemplo, Vitor Costa deu como exemplo um consumidor doméstico que utiliza 10m3 de água, paga atualmente 34,10 euros e no futuro irá pagar 22,18 euros, numa poupança de 145 euros anuais”. No entanto, o preço dos resíduos mantém-se inalterado.

Para o comércio o preço do tarifário não sofrerá qualquer alteração, ao contrário da indústria em que haverá um aumento de 4%. Como contrapartidas, o Município cedeu mais 10 anos à concessionária, alargando o prazo para 2058 o términus do contrato em vigor, que com este aditamento sofre a sua quarta alteração.

Também, para a concretização deste acordo, a Câmara vai abdicar de 20 mil euros de renda mensal, que recebia da Indaqua, para o qual Vitor Costa explica que “vale a pena este esforço em prol dos vilacondenses”, como também a autarquia irá pagar a rega ao contrário do que fazia até agora, que a utilizava de forma gratuita.

Para justificar este acordo, o edil, explicou que as negociações com a concessionária Indaqua “decorreram durante seis meses” que caracterizou de “duros, mas leais”. No final, Vitor Costa disse, ainda, que “não me encontro totalmente satisfeito, mas o prometido foi cumprido”, ao recordar que Vila do Conde estava no pódio da tarifa da água mais cara do país, e “espero que com este acordo, Vila do Conde saia deste malfado ranking nacional”.

Foto José Alberto Nogueira