Dia de luta contra a paramiloidose assinalado junto de busto a Corino de Andrade (fotos)

0
1738

Esta quinta-feira, 16 de junho, é o Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose, conhecida pela ‘doença dos pezinhos’ que atinge várias pessoas na região de Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim assinalou a data, com a deposição de uma coroa de flores junto do busto de Corino de Andrade, médico e investigador que identificou a doença em 1952.

Na cerimónia, António Machado, presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Paramiloidose, enalteceu o esforço “em prol destes doentes” e sublinhou “o sacerdócio diário” praticado pela Santa Casa, Câmara Municipal e Associação “que é ajudar os outros”.

Por sua vez, Virgílio Ferreira, provedor da Misericórdia da Póvoa, falou na parceria com as entidades locais nos transportes de doentes e medicamentos, e deixou um apelo para continuar “a luta contra as entidades nacionais para que reconheçam a doença e o apoio aos doentes e famílias”. O provedor não esqueceu Corino de Andrade “este grande português”, pelo que fez no combate à doença.

Para o enfermeiro Carlos Figueiras, presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose, a Santa Casa da Póvoa “é a única a nível mundial que teve um serviço de internamento durante 20 anos e que ainda tem paramiloidóticos internados e com cuidados muito bem servidos, não só na alimentação, mas é o carinho e amor que lhes é transmitido pelos funcionários desta casa”. O enfermeiro divulgou que o novo medicamento já começou a ser administrados esta semana, desconhecendo o número de doentes a que o mesmo chegará dado o seu elevado custo.

“Obrigação da Câmara da Póvoa no apoio aos doentes”

Presente no ato, Andrea Silva, vereadora da Coesão Social da Câmara da Póvoa, disse que a doença “não pode ser esquecida e muitas das pessoas dependem desta luta e não vamos deixar para trás ninguém e muito menos os doentes da paramiloidose, porque são pessoas muito especiais, numa vivência muito difícil não só deles, mas também dos familiares e é sem duvida nenhuma uma obrigação da Câmara apoiar a Associação da Paramiloidose e a Santa Casa da Póvoa por tudo aquilo que foi feito ao longo dos anos e o que continua a ser feito”.

À homenagem a Corino de Andrade, associou-se Vitor Afonso, doente paramiloidótico há mais de 20 anos, altura em que foi submetido a um transplante. O utente da Misericórdia da Póvoa de Varzim, agradeceu o apoio de todos, “porque vocês fazem isto de boa vontade e há mais de 20 anos que ando aqui e isto tornou-se numa família”.

Fotos José Alberto Noguiera