Parque com armazéns de pesca inaugurado no porto da Póvoa de Varzim/Vila do Conde (fotos)

0
7392

Um complexo, com dezenas de armazéns de aprestos para os armadores e pescadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, foi inaugurado este sábado, na presença de membros do governo, autarcas, entidades marítimas e associações de pesca.

O empreendimento concretizado pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), foi iniciado pelo mestre José Festas e concluído por João Leite, devido à morte do primeiro presidente da Pró-Maior em maio do ano passado.

Precisamente João Leite, recordou “o saudoso José Festas”, agora perpetuado com o seu nome na praceta do espaço, do sonho do mestre “o qual esperamos que tenhamos conseguido neste grande projeto urbano”, disse.

Na cerimónia, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, além de recordar o mestre José Festas, aproveitou para fazer uma reflexão sobre o futuro do Porto da Póvoa, “num desafio que nos convoca a todos”, e alertou mais uma vez para a questão do desassoreamento da barra “para que tenham (pescadores e turistas) as condições de segurança que eles merecem”.

Também Vitor Costa, presidente da Câmara de Vila do Conde, sublinhou que “devemos ser proativos na defesa do setor”, situação que “deve ser trabalhada em conjunto com a Póvoa de Varzim”, vincou. O autarca não deixou de lembrar José Festas e adiantou que irá propor o seu nome para uma das ruas da cidade, como irá lançar um concurso em breve de 2 milhões de euros para modernizar a parte por cima dos armazéns e a zona sul do porto.

Por sua vez, Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e Alimentação, afirmou que com a inauguração do espaço “há o compromisso para trabalhar a pesca sustentável e fazer um esforço de todos em torno das políticas europeias”, e assegurou que “há trabalho feito, mas há muito a fazer”, destacando que me breve será apresentado o Estatuto da Pesca Artesanal.

A sessão contou, ainda, com o cântico de duas músicas alusivas aos pescadores, à Póvoa de Varzim e Vila do Conde, protagonizado pelo grupo coral Capela Marta. Fotos José Alberto Nogueira.