A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou nesta quinta-feira um comunicado no qual informa que foi ativado o patrulhamento das áreas florestais do concelho. Esta ação é levada a cabo pelas “equipas que integram o Serviço Municipal de Proteção Civil”, apoiadas por “militares da Escola de Serviços”.
Este apoio está previsto num “protocolo de cooperação estabelecido entre o Exército Português e o Município da Póvoa de Varzim que prevê a cooperação da Escola dos Serviços em ações de Proteção Civil no Município, designadamente no reforço do patrulhamento e presença de equipas em vigilância no espaço rural e florestal”, diz o Município. O patrulhamento “decorre numa base diária”.
A ativação do patrulhamento das áreas florestais respeita “a determinação do estado de contingência no território continental, que determina o acionamento de todos os planos de emergência e proteção civil a todos os níveis territoriais”, lê-se no comunicado.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o risco de incêndio rural no concelho da Póvoa de Varzim nesta quinta-feira é moderado.