As recomendações da Autoridade Marítima e DGS para “um verão mais seguro”

0
1472

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) associam-se mais uma vez para a campanha de sensibilização ‘Juntos Por um Verão Mais Seguro’.

Em nota de imprensa, as entidades explicam que o objetivo é “incentivar a uma cidadania responsável, através de recomendações no âmbito da segurança e de comportamentos a adotar nas praias que ajudem a minimizar os riscos de acidentes balneares”.

São 12 as recomendações da AMN e da DGS para “minimizar o número de acidentes durante a época balnear”. As entidades aconselham vigiar “permanentemente as crianças”, frequentar praias vigiadas e respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, agentes da autoridade e vigilantes e respeitar a sinalização das praias.

A lista inclui também utilizar “calçado adequado nos acessos à praia e na utilização de apoios balneares”, não se aproximar de arribas “instáveis”, manter-se hidratado e optar por refeições ligeiras, bem como respeitar os períodos de digestão, evitar as horas de maior exposição solar e utilizar protetor solar adequado, e ainda “em caso de emergência não entre na água, chame o nadador-salvador ou ligue o 112”.