Tribunal não decide “em tempo útil” e organização adia tourada

0
2460

A corrida de toiros, marcada para este sábado às 17 horas em Ferreiró, não irá realizar-se. A Juntos Pelo Mundo Rural foi esta sexta-feira notificada pelo Tribunal Administrativo do Porto “de que não poderá, em tempo útil, condenar o Município de Vila do Conde e o seu Presidente a permitir a realização da corrida de touros, ou seja, até amanhã, às 17h”, explica a organização.

E acrescenta: “Aceitamos a justificação do Tribunal e decidimos adiar a realização da corrida”. No entanto, a organização lamenta “todo o esforço e investimento público levado a cabo pelo município e o seu presidente para obstar à realização deste evento, mas infelizmente terá de gastar mais meios e dinheiros de todos nós, pois não vamos deixar cair este processo”.

Quanto aos bilhetes que foram vendidos, a Juntos Pelo Mundo Rural explica que continuam a ser válidos “para qualquer data em que se venha realizar o evento e quem não puder estar presente nessa data tem direito total reembolso”, como também informa que a manifestação de apoio à tourada “também está adiada para o dia da realização da corrida”.

Câmara de Vila do Conde mantém decisão de não licenciamento

Entretanto, o JN Online adianta que a Câmara mantém a decisão de não licenciar o recinto, como também escreve que “o PAN alerta para a ilegalidade da empresa organizadora e denuncia um eventual esquema de fuga de impostos”, que já terá levado o partido a questionar o ministro da Cultura e a Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC).

Segundo a publicação, “o tribunal entendeu ser impossível analisar a providência cautelar em tempo útil. Como tal, a Câmara não emitirá a licença”, afirmou, ao JN, o presidente da Câmara, Vítor Costa.

Recorde-se que a ação judicial entrou no passado dia 14, com o pedido de o Tribunal obrigar a autarquia a não recusar a licença do recinto, montada num terreno privado de Ferreiró, junto ao Largo da Trindade. Por sua vez, a autarquia explica que o local tem problemas de circulação e estacionamento, como no acesso a viaturas de emergência. Também neste momento decorre no local trabalhos de pavimentação, com corte de trânsito. Na foto, a Praça de Touros amovível que está montada em Ferreiró.