Pratos de arroz para todos os gostos no Festival Pap’arroz

0
2075

A quarta edição do Festival Pap’Arroz vai encher de convívio e gastronomia o Largo da Igreja de Beiriz no fim de semana de 13 e 14 de agosto. Organizado pelo agrupamento de escuteiros 373 – Beiriz, o evento quer juntar os beirisenses residentes na freguesia e emigrados, para além de todos que, não sendo naturais de Beiriz, queiram também participar.

O Festival Pap’arroz tem, mais uma vez, vários pratos disponíveis: arroz de pato, arroz de feijão com pataniscas, arroz de frango e de cabidela, arroz de polvo, arroz de marisco, arroz de tamboril e à morron.

À semelhança de edições anteriores, os pratos são confecionados pelas “mães, pais e familiares diretos dos escuteiros”, explica o chefe de agrupamento Rui Silva. O serviço de take away continua a não ser uma opção – “se o fizéssemos, o pessoal não se juntava. A ideia é mesmo o convívio”.

Mesmo após dois anos parado, a organização do festival espera alcançar ou até superar os números de 2019. Aí, porque a Noite Branca foi realizada no mesmo dia que o Festival, “muito pessoal da Póvoa veio a Beiriz, antes de ir à Noite Branca. Devemos ter tido mais de 1.500 pessoas”, recorda.

Para além do arroz, o Festival promete animação, com música gravada no decorrer do fim de semana e a atuação do poveiro Domingos Moça, às 22h de sábado. Estarão também disponíveis para venda artigos como colheres de pau, chapéus e t-shirts, bem como sobremesas – entre elas, o arroz doce – e aperitivos. Será feita ainda uma venda de rifas.

“Vai ser um fim de semana em cheio, de muito trabalho, mas em grande”, termina Rui Silva.