Um Tapete de Arraiolos, produzido por um grupo de senhoras da Póvoa de Varzim, foi oferecido à Igreja da Lapa, no âmbito das comemorações dos 250 anos da construção do templo. Na tapeçaria estão bordadas os anos a que corresponde a efeméride 1772 – 2022.
O tapete está exposto no altar mor da igreja, e o MAIS/Semanário apurou que o tapete começou a ser feito há 2 anos, mas com a pandemia pararam e retomaram agora de forma a estar pronto para as Festas d’ Assunção e do aniversário da Igreja.
A ofertas coincide numa altura em que a cidade poveira assinala a Festa da Senhora d’ Assunção, cujo ponto alto é esta segunda-feira, 15 de agosto, feriado nacional, dia em que a missa será às 10h e ao ar livre, no Largo ao lado da Igreja. A eucaristia será presidida pelo arcebispo bispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga.
Para esse mesmo dia, e após dois anos de ausência das ruas da cidade, sairá às 16 horas, a imponente procissão em honra da Senhora d’ Assunção, com 10 andores e centenas de figurantes.
As Festas d’ Assunção, conhecida como a padroeira dos pescadores, também tem no seu programa, eventos musicais. Na noite deste domingo, 14 de agosto, no Largo António Nobre terá lugar um espetáculo de folclore com a atuação do Rancho Poveiro, Tricanas da Lapa, Estrela do Norte e Tricanas da Lapa. No dia seguinte, junto à igreja irá atuar o cantor Zé Amaro. Após os dois espetáculos, serão realizadas sessões de fogo de artifício piromusicais.
Fotos Fernada Maria Novo e Ricardo Pereira